quinta-feira, 7 de maio de 2020

Gêneros Impressos: Uma análise da revista A Renascença, 1916 - 1918



O Nascimento de Vênus (Sandro Botticelli): análise da obra ...



Um dos objetivos do nosso blog será apresentar para vocês alguns trabalhos dos militantes da nossa organização. Pensando nisso, iniciaremos nossa biblioteca virtual, com o trabalho da nossa militante Leila Maria, que é graduada em História pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, mestranda em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana, poetiza e professora na rede básica. O seu artigo tem como objetivo, analisar os discursos e representações sobre os gêneros e suas relações no período inicial da República, a partir de um veículo midiático impresso, a Revista Ilustrada Renascença, entre os anos de 1916 a 1918.

No texto, Leila ressalta que esse periódico de variedades, presente na Bahia, possuiu formas de identificar os sexos entre masculino e feminino em acordo com os então novos anseios da modernidade, abordando esses parâmetros para favorecer e incentivar certas condutas de comportamentos para os gêneros no espaço público e no privado. Além de promover ideais iluministas e estimular o letramento da população baiana. 

Foi possível também compreender no periódico enquanto objeto de estudo, sua formação editorial e seus princípios expressos nos conteúdos, que reafirmam as diferenças de gênero entre homens e mulheres, deixando margens para percebermos como os sujeitos podem ter se apropriado dessas representações na sociedade baiana.

Segue então o link do artigo. Espero que apreciem o trabalho da nossa historiadora .

Nenhum comentário:

Postar um comentário